Sunday, November 18, 2012

Fim do espetáculo - por Daniel Freitas

Daniel Freitas em "Sobre Nós Dois" (foto da divulgação)
Daniel Freitas fala sobre os sentimentos que a platéia lhe passa no fim do espetáculo. Ele está em cartaz no Rio com o espetáculo "Sobre nós dois", como já informamos para vocês no post anterior aqui no Blog da Oficina.

"Fim do espetáculo. Meu foco são as expressões. Será que gostaram? Será que se emocionaram? Ou foi entediante? Me esforço para ler os mais variados rostos.

Os aplausos acabam e o vejo. Ele está lá. Não o conheço, a equipe não o conhece, mas ele e seus olhos estão lá. Sua lágrima, por mais que tente, não consegue segurar. Feliz de mim que seu corpo não o obedece, não desta vez.

O que o fez chorar? Aperta a minha mão. Com muita dificuldade por causa da emoção, me dá os parabéns e diz um sutil – 'muito bom'.

É isso que me faz estar lá. Doando o meu ser a este ato sagrado que é o encontro da arte com o intimo do ser.

Obrigado por suas lágrimas que encheram meu corpo de alegria, conforto e esperança."

Daniel Freitas

Friday, November 2, 2012

Novembro na Oficina

Este mes de Novembro vem com várias estréias de espetáculos com alunos ou professores da Oficina no elenco. No Rio de Janeiro, estréia hoje "Sobre nós dois", texto de Daniel Freitas com o próprio Daniel no elenco, contracenando com o ator Fabiano Bernadelli. Trilha sonora de Sérgio Pascolato e Felipe Dias. Cenários e Figurinos de Jan Macedo e Caio Braga. Direção de Marcelo Aquino. O espetáculo fica em temporada até 2 de Dezembro no Teatro Solar de Botafogo.



Na Quinta dia 8 as 21 horas estréia em no Teatro Coletivo em São Paulo a nova montagem de "O Mambembe", de Arthur Azevedo, produzida pela Cia das Artes, que nos últimos anos sempre tem montado este espetáculo clássico do teatro brasileiro, e sempre com a participação de jovens atores preparados no curso de Teatro da Oficina na Consolação, dirigido por Jair Aguiar e Antônio Netto. Esta montagem não será diferente dos outros anos, e será uma ótima oportunidade para quem ainda não viu os atores da Oficina paulistana atuando ao vivo.  Mais informações em www.teatrociadasartes.com.br/em-producao/meus-senhores-aqui-lhes-apresento/



No Rio, o escritor teatral Jomar Magalhães, que é professor da Oficina de teatro na Tijuca, estará dirigindo seu texto teatral de maior sucesso: "Quadrilha", baseado no famoso poema de Carlos Drummond de Andrade (João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém) . Jomar transformou o poema numa tragicomédia que tem sido encenada em várias cidades do Brasil por vários grupos teatrais, e até mesmo no exterior (em Portugal). A OficinadeAtores.com.br já montou este espetáculo em 2008 e 2009 com a direção de Rafael Cruz. Agora o próprio autor está à frente da direção de "Quadrilha", que estréia dia 17 no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana (informações no cartaz acima).



Em 8 de Novembro, Monique Lafond e André Luiz França estarão dirigindo seus alunos da Oficina de Teatro no espetáculo "A eterna luta entre o homem e a mulher", com texto criado coletivamente pelos alunos e professsores. Apresentação única no Teatro Henriqueta Brieba, as 20 horas.  

Os alunos da Oficina de Niterói estão no elenco de duas estréias desse mês: "Rebeldia - o Despertar da Juventude" e "Coração Partido". Na direção, os professores de Niterói: Luiz Ancillotti e Caio Togni.  Os espetáculos estréiam no SESC Niterói (Coração Partido no dia 9 e Rebeldia no dia 14).
O SESC Niterói fica na Rua Padre Anchieta, 56 - Centro - Telefone (21) 2719-9119.



 

Sergio Hondjakoff (Cabeção da Malhação) em Brasilia

Hoje estréia "Sobre nós dois", espetáculo de Daniel Freitas, no Teatro Solar de Botafogo. Daniel está à pleno vapor escrevendo, atuando e claro, dando aulas em suas Oficinas de Teatro.

Agora mesmo ele acabou de chegar de Brasilia, onde ministrou uma Oficina Intensiva de Teatro e TV, e onde os alunos tiveram uma experiência difícil de se ver: no ultimo dia de aula tiveram a oportunidade rara de contracenarem com o ator Sérgio Hondjakoff (o "Cabeção" da Malhação, quem não lembra dele, não é?). Daniel escreveu e dirigiu as cenas, e o Serginho presenteou as meninas da turma da Oficina com mais uma de suas interpretações divertidas (ele interpretou o namorado de cada uma). Pra quem assistia o Cabeção na novelinha jovem Malhação, da TV Globo, foi um verdadeiro revival do personagem, com seu jeito atrapalhado e cômico de conversar com as garotas. As alunas, é claro, adoraram.  

O Serginho, por sinal, não está parado não. Foi lançado há alguns meses o site pessoal dele (sergiohondjakoff.com.br) e breve será lançado o seu portal, o Clube do Serginho, que promete trazer entrevistas do Sergio com celebridades e matérias muito loucas apresentadas por ele, mas também muita cultura e informação. É esperar pra ver.

Enquanto o portal do Serginho não é lançado, vamos curtir as imagens dele na Oficina em Brasilia com as alunas no Domingo passado.

Sergio e uma aluna durante a cena da discussão dos namorados. Tudo foi filmado, com Roberto Carelli (de branco) na direção de câmera, Daniel Freitas na direção geral e Matheus Barros na produção.

Sergio Hondjakoff revive o Cabeção da Malhação, interpretando um namorado revoltado na cena escrita por Daniel Freitas para a Oficina de TV em Brasilia
Serginho contracenando com uma aluna da oficina de TV em Brasilia

Sergio Hondjakoff (de azul) e Daniel Freitas (de vermelho) com as alunas da Oficina de TV em Brasilia.

Sergio Hondjakoff (de azul) e Daniel Freitas (de vermelho) com as alunas da Oficina de TV em Brasilia.


Para começar...

Hoje 2 de Novembro de 2012 estamos lançando o blog da OficinadeAtores.com.br. A Oficina, que em Janeiro comemora 6 anos, tem sempre muitas novidades para seus alunos, ex-alunos e amigos, não só sobre cursos, mas também sobre espetáculos, filmes, eventos, oportunidades para atores, notícias do mundo da arte, cultura e mídia... enfim, todo esse universo em que nossa oficina atua e participa. Por isso, achamos que estava na hora de lançar um espaço na internet para publicar as novidades da Oficina (que sempre são muitas) e também receber comentários do pessoal que nos acompanha nesses 6 anos de trabalhos.
Afinal, a Oficina não é somente um curso. Ela também tem produzido nos ultimos anos dezenas de trabalhos teatrais, de video e cinema com alunos, e com profissionais, seja produzindo diretamente, seja apoiando a produção, mas sempre focada no objetivo que teve desde o ínicio, que é estimular a produção de cultura e trabalhos na área de artes cênicas e mídia, e dar oportunidades a jovens talentos que tem se revelado ao longo dos anos em nossas turmas.      

Sejam bem vindos a nosso blog, contamos com seus comentários, mensagens e sugestões.

    Atenciosamente
     Roberto Carelli (produção)